domingo, 11 de julho de 2010

Como usar o Zoundry Raven

Para você que tem um blog, ou pretende ter, é sempre bom ter por perto um editor de blog offline. Zounry Raven, é um desses, fácil de usar, prático, consome pouca memória e seu design é bem simples.

Faça o download do Zoundry Raven aqui.

Vamos primeiro aprender a instalar:

image

Se é a primeira vez que você está usando, irá aparecer a tela acima, em que você terá que colocar a URL do seu blog. Não se esqueça de colocar o http:// antes. Clique em Next.

zoundry-config2.jpg

Logo após de você ter clicado em Next, aparecerá a tela acima. Preencha corretamente os campos.

  • Acconunt name: Nome do Blog
  • Site Type: Tipo de site. Quando você coloca a URL do seu blog na página anterior ele já dá automaticamente o tipo de site, nesta página, mas se não aparecer você terá que especificar se ele é Blogger, WordPress, etc.
  • Username: Usuário. Coloque o nome de usuário (ou e-mail) que você usa para o login do seu blog.
  • Password: Coloque a mesma senha que você usa para fazer o login do seu blog. (OBS.: para que você consiga postar o que foi escrito no Zoundry Raven, você tem que colocar o mesmo nome de usuário [que geralmente é um e-mail] e a mesma senha que você usa para fazer o login de seu blog).
  • API URL: Após o preenchimento dos campos acima ele dará automaticamente o api do url, então não se preocupe com esse campo.

Logo após de você ter feito isso, clique em Next.

zoundry-start.jpg

 

Irá aparecer a tela acima, que é a tela de leitura para abrir o programa, quando ele abrir, aparecerá a tela abaixo:

zoundry-main.jpg

Quando essa tela aparecer, aguarde, pois ele estará carregando todos os seus dados como todos os seus posts já feitos, imagens destes posts, e links usados nesses posts. Você pode acompanhar isso como os números que estarão aumentando no canto esquerdo. Quando esses números pararem você já poderá começar a usar o programa.

Para fazer o seu primero post, clique em Write e aparecerá o editor de postagens, como na foto abaixo:

zoundry-write.jpg

Na tela acima possuímos as opções usuais, como “Save” (salvar), “Cut” (copiar), “Paste” (colar), “Undo” (desfazer alguma ação), “Redo” (refazer alguma ação), “Publish” (publicar, quando seu post estiver pronto) e “View (online)” = Visualizar ( online). Estando seu blog previamente configurado conforme as informações acima, basta clicar no menu dropdown localizado no campo “Blog(s)” e escolher o blog no qual “vai trabalhar”. Após isso, no menu dropdown ao lado, onde está escrito “configure”, escolha as categorias (as quais ele busca automaticamente de seu blog), preencha o título do post no campo “Title” e insira as tags no campo “tagwords”. É interessante ressaltar que no menu dropdown “configure”, onde se escolhe as categorias, é aberta inicialmente a aba “Categories”, mas também existem, na parte inferior da pequena tela que é aberta, duas outras opções:

  • General: para se escolher se o post vai ser publicado como rascunho, inicialmente, ou então para se alterar o horário e a data da publicação.
  • Weblog ping: para “pingar” diversos serviços como por exemplo o “Technorati”, o “FeedBurner”, etc.

Após todas as explicações acima, basta usar sua criatividade e digitar seu post na “text area” mais abaixo. Ao terminar, basta clicar no botão “Publish” (publicar), e o Zoundry Raven irá publicar seu post em pouquíssimos segundos (ou minutos), dependendo do tamanho do mesmo, quantidade de imagens, velocidade da sua conexão à internet, etc. Vale inclusive lembrar que o Zoundry Raven, assim como seu antecessor, faz o upload das imagens automaticamente. Ainda na tela de edição/criação de posts, na parte inferior da mesma, existe uma aba onde você pode visualizar o código XHTML do post (o qual pode inclusive ser copiado para utilizações as mais diversas), e também a aba “Preview”, para você visualizar o post “pronto”:

zoundry-footer.jpg

    Muito bem, aqui está um tutorial prático e fácil, de como usar o Zoundry Raven.

    Um comentário: