Uma vida saudável requer cuidados com a alimentação e não deixar de praticar atividade física. Mas, isso não é tudo, é preciso mais, principalmente nos dais de calor, a ingestão de bastante líquido, água e sucos naturais, que são boas fontes de fibras é fundamental. Os refrigerantes e bebidas alcoólicas podem ser deixados de lado, porque não ajudam na hidratação, portanto, retire-os do cardápio.
O verão, estação mais quente do ano pode se tornar também a mais refrescante, com os sucos de frutas, que, além de aliviarem o calor, fornecem muitos nutrientes ao organismo, como minerais e vitaminas. As polpas congeladas são excelentes opções para quem deseja mais saúde e menos trabalho.
A nutricionista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, Sandra Ciock, explica que é importante evitar sucos prontos e com açúcar. Uma boa dica para quem não consegue tomar a bebida sem adoçar é substituir o açúcar por mel, açúcar orgânico, mascavo ou adoçante, mas sempre com moderação. Além disso, beber sucos 30 minutos antes das refeições ajuda na absorção dos nutrientes ingeridos.
Algumas frutas não podem faltar no cardápio, como por exemplo a goiaba, rica em ferro, tanino, vitamina A e vitamina C. Promove o metabolismo das proteínas e ajuda a prevenir a acidez e a fermentação dos carboidratos durante a digestão.
A popular e barata maçã auxilia na tonificação do organismo, além de conter substâncias que protegem o fígado e facilitam a digestão.
Para combater a anemia, nada melhor que uma boa manga. A fruta tem grande teor de betacaroteno e é ótima para regenerar o sangue.
O calmante natural é o maracujá. Suas propriedades antissépticas, reforçam o sistema imunológico e estimulam a digestão.
E par anão engordar, as frutas mais indicadas são o melão e a melancia. As duas têm propriedades diuréticas, auxiliando o funcionamento dos rins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário