Depois de anos de idas e vindas, viagens, caronas e boas histórias, talvez o seu carro já não atenda mais as suas necessidades e seja a hora de vendê-lo. Só que essa não é uma tarefa fácil, exigindo alguns cuidados especiais, como saber valorizar, anunciar e negociar o veículo. O iCarros selecionou 10 itens que vão lhe ajudar no momento de vender um carro seminovo.
1 – Seja racional e tenha certeza de que quer mesmo se desfazer do carro. A emoção e os sentimentos pelo veículo podem atrapalhar todo o processo de negociação.
2 – Veja como está o mercado, principalmente com modelos iguais ao seu. Alguns carros e versões são mais aceitos que outros. Saiba que cores extravagantes e modelos pouco vendidos tendem a valer menos.
3 – Avalie seu carro e saiba o quanto realmente ele vale. A tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma referência no mercado. Você pode consultá-la no iCarros.
4 – Defeitos mecânicos e de funilaria podem desvalorizar seu carro. Faça uma revisão e arrume os amassados. Um bom polimento pode dar outra cara ao veículo e valorizar a venda.
5 – A aparência do automóvel é outro fator determinante na apresentação ao comprador. Por isso, faça uma limpeza minuciosa por fora e por dentro. Tire também seus pertences pessoais, já que a organização também ajuda no aspecto geral.
6 – Comece a negociação achando o preço ideal. Cote outros carros e peça um valor médio. Acessórios como rodas e som não são valorizados, por isso, às vezes o melhor é voltar às peças originais.
7 – Defina os meios utilizados para anunciar. Veículos populares e médios têm boa aceitação em todo o tipo de mídia. Já carros antigos e fora-de-estrada próprios para trilhas, por exemplo, têm, além dos meios tradicionais, revistas e sites especializados.
8 – Capriche no anúncio. Faça boas fotos mostrando frente, traseira, interior, porta-malas e eventuais acessórios. Ressalte os pontos positivos do carro, como opcionais e estado de conservação.
9 – Divulgue seu anúncio para o maior número de pessoas, como amigos e familiares. Fazer com que as pessoas saibam que você está vendendo seu carro é um bom caminho para atingir o objetivo.
10 – Analise as propostas e mostre o carro somente em locais públicos. Quando fechar o negócio, prefira transações bancárias seguras, como o TED (transferência eletrônica disponível). Somente entregue o recibo assinado após a conclusão do pagamento. Boa sorte e boa venda!
Fonte: http://msn.icarros.com.br/noticias/noticia.jsp?id=9148
Nenhum comentário:
Postar um comentário